Soul Eater pela JBC

Discussão sobre volumes licenciados no Brasil.

Soul Eater pela JBC

Postby Babyface » Fri Jul 20, 2012 2:24 pm

Primeiro mangá da "nova fase" da JBC, agora com Cassius Medauar. O estilo da edição está diferente, mesmo. O formato está menor (não sei se é um formato experimental, ou se é o novo padrão), a capa está mais "firme" e eu, pelo menos, não tive grandes problemas com a gramatura do papel. Internamente, a tradução está ok. Tem boas sacadas, como nos bordões dos personagens (principalmente o Death The Kid, que tem muitos), mas também tem coisas que muita gente vêm reclamado, como traduzir "Shinigami-sama" para "Doutor Morte". Na minha opinião, os textos não estão muito "fluidos", mas acho que é questão de tempo para se acostumar depois de sair dos scans. A quem interessar possa, o tradutor deste primeiro volume é Luiz Octavio Kobayashi.

No fim do volume temos o editorial, o que pra mim é uma boa notícia. Sempre senti falta dos editoriais dos tempos de Samurai X e Sakura Card Captor. Ajuda bastante, por exemplo, se usarem o editorial para falar que alguma edição é a última, o que eliminaria o abominável "Edição Final" das capas. Mas, é só uma ideia. Depois do editorial, temos o GLOSSÁRIO. No glossário, temos diversos easter eggs explicados, como nomes de personagens, termos adaptados (explicando o nome da escola, Shibusen, por exemplo, que no mangá ficou com o nome de AMAAN) e etc. Todas as demais notas de tradução encontram-se no decorrer do mangá, mas agora não tem mais o [1] indicando o texto original. Se traduzem a lombada de um livro, por exemplo, aparece no rodapé: No livro: Livro dos Mortos. Enfim, várias mudanças sutis, e outras nem tanto.

Pra quem não conhece o mangá, é aquela coisa: Maka, uma artífice de foice, e Soul Eater, uma foice que, assim como todas as armas do mundo, pode assumir forma humana, estudam numa escola dedicada a ensinar seus alunos a se aperfeiçoarem até fazerem a Death Scythe, a arma suprema a ser usada pelo Doutor Morte, criador da escola. A arma que, junto com seu artífice, devorar 99 almas humanas e 1 alma de bruxa, conseguirá se tornar um Death Scythe. Nisso, uma turma do barulho sai aprontando confusões de matar.

Soul Eater é um bom mangá shonen, mas nada de mais. E a edição brasileira não deixa a desejar. Por ser a primeira edição depois da mudança, talvez haja uma estranheza, mas se ler apenas pela diversão, sem um olhar tão crítico, não há nada que atrapalhe a leitura de fato.
Last edited by Babyface on Sat Sep 15, 2012 3:10 pm, edited 1 time in total.
Babyface

Re: Soul Eater 01

Postby Kamui » Fri Jul 20, 2012 3:28 pm

Kobayashi? Preparem-se para as piadas fora de contexto, interjeições sem noção. E ele só pega mangás que ele gosta pessoalmente. Então deve ser bom.
Kamui
Site Admin

Postby Imanov » Fri Jul 20, 2012 9:35 pm

Jornal? Off-set? Meio termo?

Se eles fizerem um trabalho decente no 'novo' RK, quem sabe.
Imanov

Postby Cell » Sat Aug 18, 2012 3:43 pm

Só ontem eu tive tempo de ler o volume. Se eu não soubesse o quanto a história ainda vai melhorar por ter visto o anime, dificilmente continuaria comprando esse mangá. A arte nos primeiros capítulos é bem ruinzinha, e o humor muitas vezes não funciona, apoiando-se demais em repetições de bordões à la Escolinha do Professor Raimundo. Pelo menos o fan service é melhor que o do anime.

Outro agravante é que Luiz Kobayashi continua fazendo traduções cheias de cacoetes irritantes que dão a impressão de que ele quer "aparecer" mais do que o autor do mangá. O editorial no fim do volume fala de como a nova direção da JBC quer deixar os mangás menos "impessoais", mas o que eu gostaria mesmo é de ver mais fidelidade ao texto original (se tem glossário para explicar o que é "Shibusen", para que adaptar a abreviação para AMAAN?), uma atenção maior na revisão gramatical e, principalmente, menos "é nóis".
Cell

Postby Kamui » Sun Aug 19, 2012 9:31 am

Mangas impessoais? Bem, eles chamaram a pessoa perfeita para isso. E o "é nois" já me deixa salivando para o qure vão aprontar para o Bastard 27 :roll:
Kamui
Site Admin

Postby Imanov » Sun Aug 19, 2012 10:29 pm

Kamui wrote: "é nois"

Isso é sério mesmo?
Imanov

Postby Babyface » Sun Sep 09, 2012 8:00 pm

Não vale a pena criar tópico, mas...

O volume 2 de Soul Eater veio com páginas coloridas e o mesmo preço de R$10,90. Um bom agrado.

EDIT: aproveitando o reboot do fórum, vou experimentar criar um tópico para uma série em específico, ao invés de um tópico para cada volume. Que nem mudaram nos tópicos de aniversário.
Babyface

Re: Soul Eater pela JBC

Postby Babyface » Thu Nov 08, 2012 9:47 pm

BOMBA! No volume 3 de Soul Eater, pela primeira vez vi a palavra "porra" num mangá da JBC!
Babyface

Re: Soul Eater pela JBC

Postby Cell » Thu Nov 08, 2012 11:54 pm

Lembro que uma vez Kazumi me disse que ficava constrangida com os palavrões que tinha que usar em Hellsing, mas não me lembro de ter lido nenhum deles no mangá. Talvez rolasse uma censura editorial mesmo, que acabou depois que Del Greco saiu. No último volume de Bastard!!, por exemplo, já tivemos a inesquecível frase "goze bem gostoso pelo seu cu".
Cell

Return to NOVOS VOLUMES