Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

battle_royale [2009/03/01 17:14]
kleber
battle_royale [2014/08/01 17:18] (atual)
Linha 1: Linha 1:
 +====== Battle Royale ======
 +
 +
 +{{:h0171_br_shotgun.jpg |Parte da capa do Volume #2 de Battle Royale}} Battle Royale é um [[livro]] de Koushun Takami publicado no Japão em Abril de 1999, tornando-se um dos mais vendidos e controversos romances no país. Por isso, foi mais tarde adaptado em mangá pelas mãos de [[*:Masayuki Taguchi]], no que foi igualmente popular e controverso. E depois de ser feito em quadrinho, o livro também virou um filme (que deve ganhar versão estadunidense em breve).
 +
 +Tanto a versão em mangá quanto a versão cinematográfica de Battle Royale foram muito discutidas no Japão pela sua violência explícita. Mas BR é mais que isso: uma história sobre dúvidas e certezas, onde as escolhas estão além do bem ou do mal.
 +
 +No Brasil, esse mangá começou a ser publicado no final de Novembro de 2006 pela [[*:Conrad|Conrad Editora]], no valor de R$12,90 cada edição. A publicação se encontra atualmente suspensa.
 +
 +
 +Enfim, Battle Royale é uma história intensa, viciante e muito interessante, mas para quem tem estômago forte, pois o sangue jorra como água. Em tempo: a versão nacional é proibida para menores de 18 anos.
 +
 +
 +
 +===== História =====
 +
 +
 +
 +A história se passa na ficticia "República do Leste Asiático", um país fascista e riquíssimo, graças à exportação de produtos de alta tecnologia, no qual qualquer atitude considerada subversiva (entre as quais ouvir rock´n´roll, símbolo máximo do inimigo imperialista EUA, por exemplo) podem ser punidas de forma exemplar. Apesar da pouca liberdade, a população não se mobiliza contra o governo, pois a maioria absoluta está satisfeita com a vida opulenta que vive.
 +
 +
 +
 +Com o propósito divulgado de "testar e simular a reação da população a situações extremas como a guerra", o governo cria "O Programa". Anualmente, uma sala inteira do último ano do ensino fundamental é "sorteada" e levada compulsoriamente a um local previamente esvaziado (uma vila, uma prisão, uma ilha...). Se algum pai ou professor protesta, é imediatamente morto.
 +
 +
 +
 +Uma vez isolados, inicia-se um jogo macabro entre os alunos: eles devem se matar, entre si, até que um único (o mais forte ou o mais inteligente) sobreviva. Todo o perímetro do local é cercado pelo exército, que atira em quem tentar fugir. Cada aluno recebe um kit com armas diferentes (que vão de um boomerangue a granadas de mão) e tem colocada no pescoço uma coleira bomba, que é ativada caso ninguém morra em um prazo de 24 horas ou se um deles permanecer parado em determinado local por muito tempo.
 +
 +
 +
 +Os conflitos em Battle Royale não se resumem às batalhas e assasinatos, mas também a questões afetivas e éticas - namorado contra namorada, amigo de infância contra amigo de infância, e a pergunta mais necessária: o quão longe você iria para garantir a própria vida?
 +
 +
 +
 +===== Personagens =====
 +
 +
 +
 +O personagem principal da aventura é **Shuya Nanahara** (destacado na foto no topo da página), um órfão cheio de alegria, otimismo e esperança, que já de início perde o melhor amigo, **Yoshitoki Kuninobu**, e se vê responsável pela garota no qual Yoshitoki era apaixonado, **Noriko Nakagawa**. Assim Shuya promete a si mesmo protegê-la, enquanto também tenta convencer os demais alunos a não participar do jogo.
 +
 +
 +
 +Outros personagens importantes são:
 +
 +
 +
 +  * **Shogo Kawada** -> Um veterano misterioso que se transferiu para a classe de Shuya recentemente;
 +
 +  * **Kazuo Kiriyama** -> Um líder de gangues desprovido de emoções que se entregou ao jogo;
 +
 +  * **Shinji Mimura** -> Um gênio rebelde que arma um plano para fugir da ilha prejudicando o governo;
 +
 +  * **Hiroki Sugimura** -> Um mestre das Artes Marciais bastante tímido e com boa-índole;
 +
 +  * **Mitsuko Souma** -> Uma problemática e sexy adolescente cheia de traumas da infância.
 +
 +
 +
 +Como nos reality shows da TV, os personagens aos poucos revelam suas histórias pessoais, por vezes extremamente cotidianas, por outras recheadas de problemas adolescentes e sexo.
 +
 +
 +
 +Mas neste ponto há duas diferenças entre Battle Royale e os realities: as histórias tem direito a flashbacks fartamente ilustrados e há um roteiro inteligente por trás delas, que leva o leitor a se interessar ou torcer por um personagem por motivos menos superficiais que os da TV.
 +
 +
 +
 +===== Curiosidades =====
 +
 +
 +
 +  * A propósito, o nome Battle Royale é uma referência justamente ao tipo de luta em que só um sobrevive, que era praticada durante o Império Romano entre gladiadores e aquele que ficasse vivo seria libertado;
 +
 +  * Foi inspirado em Battle Royale que o diretor Quentin Tarantino fez Kill Bill.
 
 
Recent changes RSS feed Creative Commons License Donate Powered by PHP Valid XHTML 1.0 Valid CSS Driven by DokuWiki