Introdução

Art Books são como jóias: são caros, difíceis de achar, mas te dá uma incrível satisfação quando você tem algum em mãos. O principal objetivo de qualquer consumidor é que o produto, nesse caso os artbooks, valha o que você está pagando por ele (principalmente para pessoas no Brasil, onde nada é fácil de achar e barato).

Para isso, temos uma seção de críticas de artbooks. A parte de críticas do Kotatsu te ajudarão (espero) na escolha de seu artbook, fazendo uma compra informada e consciente. Obviamente, as críticas são opiniões, então como qualquer crítica pessoal, ela é apenas uma opinião e não uma “palavra final”.

Para saber como uma boa crítica de artbook é feita, eu estou escrevendo esse guideline (roteiro) do que uma crítica deve abordar, e algumas dicas. Isso pode te ajudar também se você quiser contribuir com o site, mas não tem idéia como começar a fazer uma crítica. Lembre-se que a maior parte dessas dicas pode ser extrapoladas para uma eventual crítica de mangá ou de qualquer livro relacionado com mangás.

Uma boa avaliação de artbooks deve ter essas discussões:

  • ARTE: Se a qualidade das ilustrações são boas, de que tipo são (Acetatos, lápis, aquarela, etc), se lembra o material original (tem uns Art Books que são irreconheciveis comparados com a arte original) e, principalmente, se vai com o seu gosto pessoal. Essa tem que ser a parte primordial da crítica, já que artbooks são livros de ilustrações primeiramente. Lembre-se também que o leitor, na maioria dos casos, não tem o livro para poder concordar ou não, então tente se concentrar nessa seção.
  • O LIVRO EM SI: Se o livro tem capa dura ou não, se há muitas ou poucas páginas, se as imagens são bem distribuídas (há muito espaço não sendo utilizado, ou muito texto entulhando a arte), se há extras ou não (Entrevistas, pôsteres, histórias inéditas), qualidade das imagens e impressão, design do livro como diagramação. Ele contém conteúdo adulto (violência ou erotismo)? Também ajude o leitor da crítica, botando informações como a editora, preço e ISBN, caso ele fique interessado em querer comprar o livro.
  • SUA IMPRESSÃO PESSOAL: Valeu a pena ter comprado? Era o que você esperava? Algo te chamou a atenção? Pagou caro ou barato? As vezes o livro nem é essa maravilha, mas pagou barato por ele. Se for fã de algum mangaká, diga que você é. Não tenha medo de ser tendencioso ou ter uma opinião diferente. Além disso, uma crítica te reflete, então dê o seu toque pessoal.

Então os livros serão julgados na seguintes categorias:

  • Ruim: Desperdício de recursos naturais não renováveis. Só vale a pena se foi de graça (e as vezes, nem assim).
  • Regular: Decepcionante, não vale a pena a não ser se você for muito fanático e completista.
  • Bom: Bom, mas nada de mais. Você imagina que poderia ser melhor.
  • Ótimo: Recomendado, tem coisas excelentes e poucas coisas ruins. Vale a pena comprar se for fã do autor ou do estilo.
  • Excelente: Muito bom mesmo e recomendado para qualquer um. Compre sem susto.

A avaliação de artbooks no Kotatsu Online é aberta a todos que possuam um cadastro no nosso site. Sinta-se a vontade de contribuir no maior database de críticas de artbooks em português.

 
guidelines.txt · Última modificação: 2014/08/01 17:18 (edição externa)
 
Recent changes RSS feed Creative Commons License Donate Powered by PHP Valid XHTML 1.0 Valid CSS Driven by DokuWiki