Diferenças

Aqui você vê as diferenças entre duas revisões dessa página.

nausicaa_do_vale_do_vento [2008/08/29 14:46]
ethomaz
nausicaa_do_vale_do_vento [2014/08/01 17:19] (atual)
Linha 1: Linha 1:
 +====== Nausicaä do Vale do Vento ======
 +{{:covernausicaa1.jpg |Nausicaä do Vale do Vento}}**Nausicaä do Vale do Vento** (Kaze no Tani no Naushika) pode ser considerado o trabalho da vida do autor/diretor [[Hayao Miyazaki]]. Por 13 anos ele escreveu esse controverso e complicado mangá sobre uma princesa que se esforça em viver em um mundo repleto de desastres ecológicos, guerras, ódio e raiva. Nesse tempo ele trabalhou alguns dos temais mais complicados da literatura: o conflito entre o homem e a natureza, guerra e paz, esperança e desespero, e o significado da vida e da morte.
 +
 +> **Nausicaä** não é somente uma grande obra de arte, mas também uma obra de reflexão e pensamentos.
 +
 +Descrevendo um mundo um pouco diferente do nosso, [[Hayao Miyazaki|Miyazaki]] criou uma intrincada e detalhada arte como uma estranha e linda floresta junto a suas criaturas, estranhas máquinas parecidas com navios de guerra voadores, e povos e estilos de vida que se ajustariam melhor a era medieval do que a um futuro distante. Lembrando que os problemas enfrentados por Nausicaä em sua viagem são os mesmo problemas que estamos enfrentando nos dias de hoje.
 +
 +> O final do mangá provavelmente irá surpreendê-lo e fazê-lo pensar no passado, presente e futuro do mundo em que vivemos.
 +
 +===== Sinopse =====
 +
 +Mil anos após os "**Sete Dias de Fogo**", uma guerra apocalíptica que destruiu a civilização moderna e o meio ambiente, a terra em sua maioria está coberta pelo "[[Nausicaa do Vale do Vento#Mar Podre]]", uma vasta floresta habitada por fungos, plantas que liberam pólen venenoso e insetos gigantes. A vida neste mundo é muito difícil paro ser humano, que lutam para sobreviver em porções de terra boa ao redor do [[Nausicaa do Vale do Vento#Mar Podre]].
 +
 +Neste cenário está prestes a explodir uma guerra entre o [[Nausicaa do Vale do Vento#Reino de Torumekia]] e o [[Nausicaa do Vale do Vento#Império de Dorok]], e em meio a isso tudo se encontra [[Nausicaa do Vale do Vento#Nausicaä]], a princesa de um pequeno país chamado [[Nausicaa do Vale do Vento#Vale do Vento|Vale]], que se vê obrigada a deixar o Vale e se juntar ao exército de [[Nausicaa do Vale do Vento#Reino de Torumekia|Torumekia]] que está prestes de invadir o [[Nausicaa do Vale do Vento#Império de Dorok]].
 +
 +Embora seja uma habilidosa guerreira, [[Nausicaa do Vale do Vento#Nausicaä]] odeia matar e se vê dividida entre as responsabilidades para com seu povo e seu amor para com todas as criaturas vivas (incluindo os **Ohmu**, insetos gigantes protetores da floresta). Seu real objetivo é resolver o mistério do [[Nausicaa do Vale do Vento#Mar Podre]] e encontrar a **Terra Azul Pura**, um lugar onde as pessoas podem viver sem serem ameaçados pelo veneno do [[Nausicaa do Vale do Vento#Mar Podre]].
 +
 +Em sua tentativa desesperada de impedir a morte de todos os seres vivos acaba tropeçando no segredo do [[Nausicaa do Vale do Vento#Mar Podre]]. Mas esse é só o começo de sua longa e dura viagem que no final a colocará frente ao verdadeiro segredo do mundo em que vive e uma difícil decisão sobre o destino final do mundo inteiro.
 +
 +===== Ambientação =====
 +
 +A história se passa 1000 anos após a chamada guerra dos "**Sete Dias de Fogo**". Armas criadas pela bioengenharia, os [[Nausicaa do Vale do Vento#Soldados Divinos]], queimaram completamente a terra e destruíram seu ecossistema junto com a civilização humana. A terra é agora coberta por ruínas e florestas venenosas, e os humanos restantes sobrevivem em um mundo que lembra muito a Era Medieval apoiados a fragmentos da antiga tecnologia.
 +
 +Segue-se abaixo o a introdução de capa do primeiro volume da edição brasileira de **Nausicaä** que nos dá uma noção do ambiente no qual se desenrola a história:
 +
 +> A CIVILIZAÇÃO que nasceu no canto ocidental da Eurásia difundiu-se pelo mundo em algumas centenas de anos e transformou-se numa gigantesca sociedade industrial. Após mil anos de pilhagem da terra, de contaminação do ar e da água e da destruição da fauna e flora, a civilização atingiu seu ápice. Sua decadência, no entanto, foi fulminante.
 +>
 +> Durante a chamada Guerra dos Sete Dias de Fogo, as grandes metrópoles desmoronaram por causa das substâncias tóxicas que elas mesmos produziram e espalharam. A infra-estrutura da sociedade industrial ficou arruinada, sua tecnologia complexa e avançada foi perdida e quase toda a superfície do planeta ficou estéril. Depois disso a civilização nunca mais se reergueu, e o ser humano foi destinado a viver um longo crepúsculo.
 +
 +===== Locais & Personagens =====
 +
 +^ :!: AVISO: | Esta seção contém revelações sobre o enredo (spoilers). |
 +
 +==== Vale do Vento ====
 +
 +Um pequeno país de aproximadamente 500 habitantes localizado à borda do [[Nausicaa do Vale do Vento#Mar Podre]], mas o constante e limpo vento protege o **Vale** do pólen venenoso não deixando assim que o [[Nausicaa do Vale do Vento#Mar Podre]] se aproxime. Conseqüentemente o vento é adorado pelo povo e o dever mais importante do líder é saber ler e utilizar o vento para proteger o **Vale**. Além disso o **Vale** mantém uma antiga aliança com o [[Nausicaa do Vale do Vento#Reino de Torumekia|Torumekia]] que os obrigam a juntar forças em tempos de guerra.
 +
 +=== Nausicaä ===
 +
 +A heroína do mangá e também princesa do [[Nausicaa do Vale do Vento#Vale do Vento]] é inteligente, capacitada e hábil espadachim. Ela é uma cavaleira do vento, que pode ler e utilizar o vento, que voa com seu **Mehve**, um planador a motor. Ela ainda tem um habilidade telepática de se comunicar com os insetos do [[Nausicaa do Vale do Vento#Mar Podre]]. Como próxima líder de seu povo ela é obrigada a a se juntar ao exército de [[Nausicaa do Vale do Vento#Kushana]] e partir para guerra, mas a realidade da guerra acaba sendo tão cruel que a faz entrar em desespero tentando parar as matanças e sofrimento de todos seres vivos. Sua busca pela verdade a leva aos mais inimagináveis lugares e ao maior segredo do mundo.
 +
 +=== Jihl ===
 +
 +Pai de [[Nausicaa do Vale do Vento#Nausicaä]] e líder do [[Nausicaa do Vale do Vento#Vale do Vento]]. Tornou-se totalmente inválido devido a doença causada pelo veneno do [[Nausicaa do Vale do Vento#Mar Podre]].
 +
 +=== Yupa ===
 +
 +Lendário espadachim e mestre de [[Nausicaa do Vale do Vento#Nausicaä]]. Ele viaja pelo mundo a procura do segredo do [[Nausicaa do Vale do Vento#Mar Podre]].
 +
 +=== Mito ===
 +
 +Um velho que trabalha no castelo. Leal a [[Nausicaa do Vale do Vento#Nausicaä]] e co-piloto da nave de combate do [[Nausicaa do Vale do Vento#Vale do Vento|Vale]].
 +
 +=== Teto ===
 +
 +Raposa-esquilo leal amigo de [[Nausicaa do Vale do Vento#Nausicaä]].
 +
 +=== Kai e Kui ===
 +
 +Ave utilizada como montaria por [[Nausicaa do Vale do Vento#Nausicaä|Yupa]]. [[Nausicaa do Vale do Vento#Nausicaä]] recebe **Kai** de presente antes de ir para guerra.
 +
 +==== Reino de Torumekia ====
 +
 +Um grande reino militar situado a leste do [[Nausicaa do Vale do Vento#Mar Podre]], sua capital é **Tolas**. Mantém alianças com países menores ao redor, tais como o [[Nausicaa do Vale do Vento#Vale do Vento]]. Entrou em guerra com [[Nausicaa do Vale do Vento#Império de Dorok|Dorok]] e exige ajuda de seus aliados.
 +
 +=== Kushana ===
 +
 +Quarta princesa e comandante do terceiro exército de [[Nausicaa do Vale do Vento#Reino de Torumekia|Torumekia]], líder nata tem devoção total de sua tropa. Ela não se dá bem com seu pai, [[Nausicaa do Vale do Vento#Rei Wu]], e seus outros irmãos (a família vive em disputas, conspiração e intrigas pelo poder) então ela foi separada de seu exército e ordenada a investigar os forças aliadas localizadas a borda do [[Nausicaa do Vale do Vento#Mar Podre]] (onde se localiza o [[Nausicaa do Vale do Vento#Vale do Vento]]). É uma pessoa forte e profundamente ferida.
 +
 +=== Kurotowa ===
 +
 +Conselheiro militar de [[Nausicaa do Vale do Vento#Kushana]], não possui títulos mas tem suas próprias ambições, bem como uma missão secreta a mando do [[Nausicaa do Vale do Vento#Rei Wu]], mais tarde torna-se leal a [[Nausicaa do Vale do Vento#Kushana]]. Seu ponto de vista prático, ordinário e irônico sobre a guerra dá uma outra perspectiva ao leitor (algumas vezes até cômico).
 +
 +=== Rei Wu ===
 +
 +Rei de [[Nausicaa do Vale do Vento#Reino de Torumekia|Torumekia]] e pai de [[Nausicaa do Vale do Vento#Kushana]], possui um papel de extrema importância no final do mangá.
 +
 +==== Império de Dorok ====
 +
 +Localiza-se ao sul do [[Nausicaa do Vale do Vento#Mar Podre]] e seu povo tem uma cultura totalmente diferente do povo [[Nausicaa do Vale do Vento#Reino de Torumekia|Torumekia]]. O império é formado por 51 tribos (países) governados por lideres religiosos chamados **Abade**, que veneram seu imperador com uma santidade celestial. Sua capital é a cidade sagrada **Shuwa**.
 +
 +=== Miralupa ===
 +
 +Irmão mais novo do imperador de [[Nausicaa do Vale do Vento#Império de Dorok|Dorok]], possui poderes paranormais assim como seu pai, e conseqüentemente é ele que realmente governa o império. Ele é extremamente rígido com as regras e por isso é temido pelo seu povo.
 +
 +=== Namulis ===
 +
 +Irmão mais velho do imperador de [[Nausicaa do Vale do Vento#Império de Dorok|Dorok]], não possui nenhum poder místico e nunca saiu de seu palácio durante 100 anos. Perto do fim da história deixa a capital, **Shuwa**, mas devido a seus 100 anos de reclusão o deixaram mentalmente abalado o que faz com que ele comece a incitar a guerra junto a seu povo, o que acaba trazendo problemas para [[Nausicaa do Vale do Vento#Nausicaä]] e todos os outros.
 +
 +=== Abade de Mani ===
 +
 +Líder religioso da tribo Mani e embora [[Nausicaa do Vale do Vento#Nausicaä]] seja inimiga vê nela a lendária salvadora, a "Redentora Vestida de Azul".
 +
 +=== Ketcha ===
 +
 +Garota da tribo Mani que viaja junto a [[Nausicaa do Vale do Vento#Yupa]] e [[Nausicaa do Vale do Vento#Asbel]].
 +
 +=== Chikuku ===
 +
 +Um pequeno garoto que [[Nausicaa do Vale do Vento#Nausicaä]] encontra em um monasterio abandonado, possui poderes paranormais enormes que utiliza para ajudar [[Nausicaa do Vale do Vento#Nausicaä]].
 +
 +=== Charuka ===
 +
 +Comandante do exército de [[Nausicaa do Vale do Vento#Império de Dorok|Dorok]], é muito leal a [[Nausicaa do Vale do Vento#Miralupa]] e teme que [[Nausicaa do Vale do Vento#Nausicaä]] seja a "Redentora Vestida de Azul" que virá para destruir [[Nausicaa do Vale do Vento#Miralupa]] e o [[Nausicaa do Vale do Vento#Império de Dorok]]. Mas após encontrar [[Nausicaa do Vale do Vento#Nausicaä]] pessoalmente, **Charuka** se convence de que ela não é um inimigo do império. É uma pessoa justa, prática e ajuda [[Nausicaa do Vale do Vento#Nausicaä]] a conversar com seu povo.
 +
 +==== Cidade de Pejite ====
 +
 +Uma cidade industrial onde os habitantes ganham a vida escavando máquinas antigas e vendendo-as. Um dia, um [[Nausicaa do Vale do Vento#Soldados Divinos|Soldado Divino]] foi acidentalmente encontrado nas escavações e por causa disso a cidade foi invadida pelo exército de [[Nausicaa do Vale do Vento#Kushana]], mesmo **Pejite** sendo aliada de [[Nausicaa do Vale do Vento#Reino de Torumekia|Torumekia]].
 +
 +=== Asbel ===
 +
 +Irmão gêmeo de  [[Nausicaa do Vale do Vento#Rastel]], único sobrevivente de [[Nausicaa do Vale do Vento#Cidade de Pejite|Pejite]], um ótimo piloto e mecânico. Odeia profundamente [[Nausicaa do Vale do Vento#Kushana]] o povo de [[Nausicaa do Vale do Vento#Reino de Torumekia|Torumekia]]. Foi salvo por [[Nausicaa do Vale do Vento#Nausicaä]] do fundo do [[Nausicaa do Vale do Vento#Mar Podre]], além de ter testemunhado o segredo do [[Nausicaa do Vale do Vento#Mar Podre]] com ela. Segue a sua jornada paralelamente a de [[Nausicaa do Vale do Vento#Nausicaä]].
 +
 +=== Rastel ===
 +
 +Princesa da família real de [[Nausicaa do Vale do Vento#Cidade de Pejite|Pejite]], conseguiu fujir junto com outros quando o exército de [[Nausicaa do Vale do Vento#Kushana]] invadiu sua cidade, mas sua embarcação acabou caindo sobre o [[Nausicaa do Vale do Vento#Vale do Vento]] e ela morrendo nos braços de [[Nausicaa do Vale do Vento#Nausicaä]], mas sem antes entregar uma "pedra secreta" para [[Nausicaa do Vale do Vento#Nausicaä]] que parece ter alguma relação com o [[Nausicaa do Vale do Vento#Soldados Divinos|Soldado Divino]] encontrado em [[Nausicaa do Vale do Vento#Cidade de Pejite|Pejite]].
 +
 +==== Mar Podre ====
 +
 +Uma vasta floresta tóxica formada por fungos gigantes criada após os "**Sete Dias de Fogo**". Povoado por insetos gigantes a floresta produz um gás mortal aos seres humanos (sem mascara um ser humano pode morrer em questão de minutos). O **Mar Podre** se expande gradativamente e ameaça engolir toda a terra restante que é ocupada pelos humanos.
 +
 +=== Ohmu ===
 +
 +Rei dos grandes insetos, protetor e mestre do [[Nausicaa do Vale do Vento#Mar Podre]]. São enormes e possuem 14 olhos azuis que mudam para vermelho quando irritados. Além de serem altamente inteligentes conseguem se comunicar com [[Nausicaa do Vale do Vento#Nausicaä]]. Temido por muitos e amados por [[Nausicaa do Vale do Vento#Nausicaä]].
 +
 +=== Seres da Floresta ===
 +
 +É um povo que abandonou o fogo a fim de coexistir com o [[Nausicaa do Vale do Vento#Mar Podre]]. Vivem no fundo da floresta utilizando as membranas e o líquido (como espuma para suas barracas) dos insetos e comendo seus ovos. São considerados seres "nobres", respeitados e temidos pelos [[Nausicaa do Vale do Vento#Domadores de Bichos]].
 +
 +=== Selm ===
 +
 +Um garoto dos [[Nausicaa do Vale do Vento#Seres da Floresta]] que possui os mesmos olhos e poder de [[Nausicaa do Vale do Vento#Nausicaä]]. Ele e [[Nausicaa do Vale do Vento#Nausicaä]] pode se comunicar sem palavras a uma certa distância, além disso compartilham os segredos do mundo entre eles.
 +
 +=== Domadores de Bichos ===
 +
 +Outro povo que vive no [[Nausicaa do Vale do Vento#Mar Podre]] que utilizam insetos pequenos para operações de busca e salvamento dentro da floresta. São mercenários e trabalham para qualquer um em troca de dinheiro. São tratados como bichos, rejeitados e odiados por todos. Entretanto, eles possuem um papel importante perto do fim da história.
 +
 +=== Mestre do Jardim ===
 +
 +Guardião do jardim secreto encontrado por [[Nausicaa do Vale do Vento#Nausicaä]] em sua passagem por **Shuwa**. Ele tenta persuadir [[Nausicaa do Vale do Vento#Nausicaä]] e interromper sua viagem. O segredo revelado a [[Nausicaa do Vale do Vento#Nausicaä]] muda completamente o rumo da história.
 +
 +=== Soldados Divinos ===
 +
 +Gigantes criados pelo bioengenharia que trouxeram a destruição total do mundo nos "**Sete Dias de Fogo**". Acreditava-se que todos os **Soldados Divinos** haviam morrido e fossilizados na época de [[Nausicaa do Vale do Vento#Nausicaä]] mas a descoberta de um **Soldado Divino** vivo em [[Nausicaa do Vale do Vento#Cidade de Pejite|Pejite]] mudou o rumo da história, esse **Soldado Divino** em particular guarda a chave para o fim da história.
 +
 +===== Publicações =====
 +
 +No Japão **Nausicaä** foi publicado em 3 formatos, listados a seguir:
 +
 +  * **Serializado**, na revista [[Animage]] publicada pela [[Tokuma Shoten]] entre 1982 e 1994.
 +  * **Volumes**, em 7 edições (B5) publicadas pela [[Tokuma Shoten]] em 1982 e 1995.
 +  * **Luxo**, em 2 edições (A4) de luxo publicadas pela [[Tokuma Shoten]] em 1996.
 +\\
 +Vale lembrar que houveram diversas alterações (corte de páginas, novas páginas, angulos exclusivos, etc) feitas por [[Hayao Miyazaki|Miyazaki]] para o lançamento da coleção de volumes referentes aos capítulos lançados na [[Animage]], que podem ser comparados nesse link: [[http://www.nausicaa.net/miyazaki/manga/naucompare.html|Nausicaä Manga Comparison: Animage vs. Collected Volumes]].
 +
 +
 +
 +==== Internacionalização ====
 +
 +  * **Alemanha (Alemão)** - [[Carlsen Comics]]
 +    * //Nausicaä aus dem Tal der Winde// 1-7
 +  * **Brasil (Português)** - [[Conrad]]
 +    * //Nausicaä do Vale do Vento// 1-7
 +  * **China (Chinês Simplificado)** - [[Xinghua]]
 +    * //"feng zhi gu"// (The Valley of Wind) 1-4
 +  * **Coréia (Coreano)** - [[Haksan Publishing Co.]]
 +    * //Haksan Special Comics series// 1-7
 +  * **Espanha (Espanhol)** - [[Planeta DeAgostini]]
 +    * //Nausicaä del Valle del Viento// 1-6
 +  * **EUA (Inglês)** - [[VIZ Media]]
 +    * VIZ Select Comics (VSC) "//Nausicaä of the Valley of Wind//" Parte 1-5 (27 edições)
 +    * VIZ Graphic Novel (GN) "//Nausicaä of the Valley of Wind//" 1-7
 +    * VIZ Perfect Collection (PC) "//Nausicaä of the Valley of Wind//" 1-4
 +    * VIZ Editor's Choice Edition "//Nausicaä of the Valley of the Wind//" 1-7
 +  * **França (Fracês)** - [[Glénat]]
 +    * //Collection Manga "Nausicaä"// 1-7
 +  * **Itália (Italiano)** - [[Planet Manga]]
 +    * //Nausicaä// 1-7
 +  * **Taiwan, Hong Kong e Macau (Catalão)** - [[TAIWAN TOHAN CO., LTD.]]
 +    * //"fung dzi guk"// (The Valley of Wind) 1-4
 +
 +
 +===== Mídias Relacionadas =====
 +
 +
 +==== Filme ====
 +
 +A versão cinematográfica de **Nausicaä** não tem a exuberância da animação de alguns dos filmes posteriores de [[Hayao Miyazaki]], mas mesmo sendo um filme mais comedido sua história é complexa e apaixonante contanto a de forma resumida as passagens do 2 primeiros volumes do mangá, ou melhor, até o "Maremoto de Ohmus".
 +
 +Lançado em 1984 conseguiu sucesso imediato levanto mais de 1 milhão de japoneses as telas de cinema, tamanho sucesso fez com que o mesmo fosse exibido nas bilheterias americanas no ano seguinte (1985) tento um relativo sucesso para um filme de animação estrangeira.Ainda hoje é considerado um dos 50 maiores filmes de ficção científica de acordo com o [[http://www.imdb.com/|Internet Movie Database (IMDb)]].
 +
 +A animação foi feita em uma parceria entre a [[Tokuma Shoten]] e [[Hakuhoudou]], e teve dentre outros grandes animadores [[Hideaki Anno]] conhecido posteriormente por ter produzido [[Neon Genesis Evangelion]].
 +
 +Em 2005 o filme foi relançado em DVD pela [[Buena Vista Home Entertainment]] com uma nova dublagem (bem melhor que a orginal) além do áudio original em Japonês com legendas em Inglês.
 +
 +
 +==== Livros ====
 +
 +Diversos livros foram lançados baseados na obra máxima de [[Hayao Miyazaki|Miyazaki]], para facilitar a procura listarei abaixo apenas o nome de cada divididos por língua e se o mesmo foi baseado no animação (filme) ou mangá.
 +
 +  * **Japonês (baseado no mangá)**
 +    * //Comic Box Special Memorial Issue: The Finale of 'Nausicaä'//
 +    * //Gojira to Yamato to Bokura no Minshushugi//
 +    * //Naushika Kaidoku: Yuutopia no Rinka//
 +    * //'Kaze no Tani no Naushika' Kanketsu no, Ima//
 +
 +  * **Japonês (baseado na animação)**
 +    * //Animage Comics Special "Kaze no Tani no Naushika"// 1-4
 +    * //Anime Comics "Kaze no Tani no Naushika"/// 1-4
 +    * //Animage Replica Series//
 +    * //The Art of Nausicaä//
 +    * //Kaze no Tani no Naushika Ekonte//
 +    * //Kaze no Tani no Naushika Ekonte// 1-2
 +    * //Kaze no Tani no Naushika Guide Book//
 +    * //Kaze no Tani no Naushika Suisai Gashuu//
 +    * //"Kyoshinhei wo Taose!" Game Book//
 +    * //'Nichijousei' no Yukue - Miyazaki Anime wo Yomu//
 +    * //Roman Album Extra Kaze no Tani no Naushika//
 +    * //Sutajio Jiburi Sakuhin Kanren Shiryou-shuu 1//
 +    * //Tokuma Anime Ehon "Kaze no Tani no Naushika"// 1-2
 +
 +  * **Japonês (baseado na trilha sonora da animação)**
 +    * //Kaze no Tani no Naushika Piano Soro Arubamu// (Doremi)
 +    * //Kaze no Tani no Naushika Piano Soro Arubamu// (K.M.P.)
 +    * //Kaze no Tani no Naushika Saundotorakku Shinfonii//
 +
 +  * **Inglês (baseado na animação)**
 +    * //Tokuma Magical Adventure Series: "Nausicaä of the Valley of Wind"// 1-2
 +
 +  * **Coreano (baseado na animação)**
 +    * //Champ Special Ani Comics "Baram Kyegog ui Naushika"// 1-4
 +    * //The Art of Nausicaä//
 +
 +
 +==== Multimídia ====
 +
 +  * **Jogos**
 +    * //Kaze no Tani no Naushika// - PC-8801, mkII
 +    * //Naushika Kiki Ippatsu// - PC-6001mkII, 6601
 +
 +
 +==== Trilhas Sonoras ====
 +
 +Foram lançadas diversas músicas (CDs) baseadas em **Nausicaä**, segue as principais:
 +
 +  * //Kaze no Tani no Naushika Saundotorakku// (trilha sonora do filme)
 +  * //Kaze no Tani no Naushika Imeeji Arubamu// (músicas baseadas na história do filme)
 +  * //Kaze no Tani no Naushika Sinhuonii// (músicas orquestradas)
 +  * //Kaze no Tani no Naushika Hi-tech Series// (músicas remixadas)
 +  * //Kaze no Tani no Naushika Dorama Hen// (audio do filme com todos os diálogos, música e efeitos sonoros)
 +  * //Kaze no Tani no Naushika Best Collection// (versão orquestrada da trilha sonora)
 +  * //Kaze no Tani no Naushika Piano Soro Arubamu// (solo de piano)
 +  * //Digital Trip Nausicaa of the Valley of Wind Synthesizer Fantasy// (remixadas por Junko Miyagi)
 +  * //Kaze no Tani no Naushika / Kaze no Yousei// (músicas de Haruomi HOSONO e letras de Takashi MATSUMOTO cantadas pela "Miss Nausicaä" Narumi YASUDA)
 +   
 +
 +
 +
 +===== Links Externos =====
 +
 +==== Inglês ====
 +
 +  * //[[http://www.nausicaa.net/|Nausicaa.net]]//, maior e mais completo conteúdo sobre **Nausicaä** e seu criador [[Hayao Miyazaki]] na web.
 +  * //[[http://en.wikipedia.org/wiki/Nausicaä_of_the_Valley_of_the_Wind|Nausicaä of the Valley of the Wind]]//, sobre a animação na [[http://en.wikipedia.org/|"Wikipedia, the free encyclopedia"]].
 +  * //[[http://en.wikipedia.org/wiki/Nausicaä_of_the_Valley_of_the_Wind_(manga)|Nausicaä of the Valley of the Wind (manga)]]//, sobre o mangá na [[http://en.wikipedia.org/|"Wikipedia, the free encyclopedia"]].
 +  * //[[http://www.imdb.com/title/tt0087544/|Kaze no tani no Naushika (1984)]]//, sobre a animação no [[http://www.imdb.com/|Internet Movie Database (IMDb)]].
 +  * //[[http://allmovie.com/cg/avg.dll?p=avg&sql=1:53484|Nausicaa of the Valley of Wind]]//, sobre a animação no [[http://www.allmovie.com/|All Movie Guide]].
 +  * //[[http://www.animenewsnetwork.com/encyclopedia/manga.php?id=1264|Nausicaä of the Valley of the Wind (manga)]]//, sobre o mangá na [[http://www.animenewsnetwork.com/|Anime News Network]].
 +  * //[[http://www.animenewsnetwork.com/encyclopedia/anime.php?id=180|Nausicaä of the Valley of the Wind (movie)]]//, sobre a animação na [[http://www.animenewsnetwork.com/|Anime News Network]].
 +  * //[[http://www.comicbox.co.jp/e-nau/e-nau.html|I Understand NAUSICAA a Bit More than I Did a Little While Ago]]//, entrevista com [[Hayao Miyazaki]] por Ryo Saitani feita em 1995.
 +
 +==== Japonês ====
 +
 +  * //[[http://www.jmdb.ne.jp/1984/dh000670.htm|風の谷のナウシカ (Kaze no tani no Naushika)]]//, sobre a animação no [[http://www.jmdb.ne.jp/|Japanese Movie Database (JMDb)]].
 +
 +==== Português ====
 +
 +  * //[[http://www.conradeditora.com.br/index.php?option=com_content&task=view&id=2067&Itemid=90|Nausicaä: "A melhor graphic novel de todos os tempos"]]//, nota de lançamento pela [[Conrad]].
 
 
Recent changes RSS feed Creative Commons License Donate Powered by PHP Valid XHTML 1.0 Valid CSS Driven by DokuWiki